Conteúdos Inconscientes

Dentre as diferentes abordagens, a psicanálise apresenta-se como uma das mais profundas no sentido de instigar mudanças.

A principal distinção dela está na compreensão de que todas as situações vivenciadas têm uma origem (determinismo psíquico) e que seu conteúdo está imerso no inconsciente. O trabalho do psicanalista é, através de técnica e manejo, possibilitar com que o analisando/paciente tome consciência e elabore estes conteúdos.

Sim, mesmo que não saiba, você carrega uma série de conteúdos que nasceram de traumas vivenciados, desde a infância, os quais, na medida em que são negados e evitados, acabam direcionando/conduzindo seu comportamento, formas de pensar e agir.

Que conteúdos são estes? Só a análise mostrará.

A psicanálise proporciona a mudança a partir do contato com os próprios conteúdos reprimidos e recalcados. Um processo psicanalítico é longo, sim. Demanda tempo… o tempo necessário para o analisando permitir-se acolher suas dores.

Na Formação em Psicanálise oferecida pela Escola de Psicanálise de Curitiba, o aluno experiencia este processo. Além do conteúdo teórico, vivencia esta imersão nos próprios conteúdos. Na EPC, consideramos esta trajetória fundamental para que, posteriormente, o aluno, enquanto psicanalista, possa contribuir com o processo do outro!

Fabricio Tavares – Psicanalista
Instagram e facebook: @fabriciotavarespsicanalista