fbpx

Você já sublimou hoje?

O Ego, principal instância do aparelho psíquico, tem por função primordial conciliar os desejos do Id e as sanções morais impostas pelo Superego, buscando uma harmonização dessas duas instâncias e propiciando, com isso, uma relação mais equilibrada do indivíduo com a sociedade.

Ou seja, o Ego visa administrar os desejos do Id, observando as regras morais que são impostas pelo Superego.

Ocorre que nem sempre esse equilíbrio é atingido. Alguns eventos, sentimentos, conflitos surgem causando desconforto para o Ego, tirando-o de sua estabilidade e zona de conforto, e é aí que entram em cena os mecanismos de defesa que o Ego busca para reduzir o sofrimento.

Dentre os mecanismos de defesa do Ego, temos a SUBLIMAÇÃO, muito presente no dia a dia. Por meio da sublimação, é possível direcionar desejos que são considerados inaceitáveis pela sociedade, geralmente carregados de uma boa dose de agressividade, para alguma ação positiva, ocasionando com isso alívio e conforto para o indivíduo.

Tomemos como exemplo um executivo bem sucedido, mas que é movido por uma forte pulsão de agressividade, é tomado por sentimentos de raiva, ódio, impulsividade, sentindo constantemente vontade de agredir fisicamente seus colegas de trabalho e pessoas desconhecidas na rua. Esse executivo, não podendo realizar o seu desejo de agredir as pessoas, tendo em vista que tal conduta não é socialmente aceita, passa a frequentar uma academia de luta onde consegue extravasar sua raiva. Dentro daquele ambiente tal comportamento é perfeitamente aceito pela sociedade.

Toda sua energia foi canalizada inconscientemente para aquela atividade praticada na academia; transferiu seu desejo para uma ação que lhe proporcionou enorme bem-estar, num verdadeiro processo de sublimação.

A sublimação consiste numa forma de aliviar as tensões, as angústias, direcionando-as para algo positivo, construtivo e “bem aceito” pela sociedade.

Cada um encontrará a melhor maneira de sublimar os sentimentos negativos, transformá-los em algo que traga alívio e conforto.

E você, já sublimou hoje?

Renata Posada João
Whatsapp: (11) 9.9448-8981
Instagram: @renataposada.psicanalista
E-mail: psicanalista.renataposada@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *