fbpx

Viver Experiências!

“A experiência modifica o cérebro”. Essa frase está no livro O Cérebro que se transforma, de Norman Doidge (p.79). Cérebro e mente trabalham juntos. Mas por que será que é tão difícil mudar?

Com o tempo, nosso cérebro vai se adaptando às situações e fatos do mundo externo, a partir da forma que interpretamos a realidade – a realidade subjetiva. Nossos neurônios se agrupam ou se separam, de acordo com a experiência vivida. Isso se chama plasticidade. Nosso cérebro busca formas de economizar energia. É por esse motivo que, muitas vezes, é difícil mudar uma atitude ou uma ação, pois esse procedimento já está gravado no nosso cérebro.

Por outro lado, nossa mente bloqueia tudo que pode nos fazer sofrer, por isso que resistimos. Ela busca o melhor caminho para o prazer. Logo, enquanto nosso cérebro economiza energia, nossa mente busca a satisfação através da ação, impedindo o sofrimento.

Porém, isso não quer dizer que não possamos mudar. É possível configurar uma nova forma de agir e pensar. O que temos que fazer é enfrentar nossos medos e construir novas configurações sinápticas, através de novas experiências.

A mudança ocorre quando temos uma motivação, uma causa, uma razão muito importante. Não é à toa que não mudamos só por desejar mudar. Para mudar, temos que agir. Haverá uma força psíquica contrária, pois tudo que é novo, para nosso cérebro e nossa mente, pode ser visto como ameaça. Por isso que uma nova forma de agir e pensar leva tempo para ser construída.

Viva experiências novas! Se coloque em ação! Mude o que precisa mudar! Você não nasceu para ser sempre da mesma forma. É muito fácil dizer que vai mudar. Mas a vida muda com ações e não com palavras! Quer uma vida diferente? Então faça ela ser diferente!

Marcos Simoes – Psicanalista
E-mail: ms.psicanalista@gmail.com
Whatsapp: 19 98354-4543
Instagram: psicanalista.marcossimoes

Fale Conosco