fbpx

Quem somos

A Escola de Psicanálise de Curitiba- EPC oferece espaços de transmissão da Psicanálise através da análise pessoal, supervisão e discussão de casos clínicos, cursos, seminários e formação.

Somos contrários a qualquer proposta de institucionalização/padronização da psicanálise, justamente por contradizer as bases que sustentam a sua transmissão – livre, pautada na vivência da análise e respeitando o tempo e a singularidade de cada um.

Na EPC, consideramos que o percurso se inicia com a análise. Ela é condição necessária e sustenta todo o percurso! É ali que poderá despertar o desejo de, em algum momento, vir a ocupar o lugar de psicanalista.

Psicanálise é vivência, imersão e aprofundamento contínuo.

A Escola de Psicanálise de Curitiba iniciou suas atividades em novembro de 2010 com a realização de grupos de estudo das obras de Freud. O objetivo, desde o primeiro momento foi a transmissão da psicanálise de forma clara, acessível, e com conteúdos pautados nas fontes que sustentam o saber psicanalítico.

Logo nos primeiros anos, procuramos estabelecer parcerias com Associações e Institutos de transmissão de psicanálise, fortalecendo assim a nossa rede.

Em 2015 estruturamos a Clínica EPC e passamos a oferecer análise ao público em geral, e supervisão para os profissionais. Destes espaços surgiu interesse de muitos por um curso de Formação.

Depois de muita organização e planejamento, iniciamos em 2017 a primeira turma da Formação em Psicanálise. A proposta foi reunir por um período de tempo, conteúdo teórico, além de oferecer análise e supervisão para todos que tivessem interesse em vivenciar/aprofundar este percurso.

Os anos de 2020 e 2021 foram de desafios e inúmeras perdas – em razão da Covid/pandemia. A EPC consolidou sua atuação também no âmbito online, rompeu fronteiras e passou a oferecer eventos para todo o mundo.

2022 é o ano de consolidar a presença em diferentes capitais através das Unidades de Estudo EPC. Também é o ano de início dos cursos avançados- que aprofundam a transmissão de saberes teóricos. Com eles, cada profissional constrói, no seu tempo e ritmo, o aprofundamento necessário.

A rede de Instituições e profissionais vinculados têm se ampliado. Todos com o firme propósito de legitimar a psicanálise neste cenário que tanto carece de propostas éticas, e verdadeiramente comprometidas, com os fundamentos que sustentam a psicanálise.

Venha fazer parte da EPC e viver esse percurso psicanalítico!

Metodologia
Nossa proposta é transmitir a psicanálise com aprofundamento e, ao mesmo tempo, com linguagem e didática acessível. Nossos eventos articulam teoria e prática oferecendo suporte e completa imersão desde o primeiro momento.
Tripé psicanalítico
Entendemos a psicanálise como um percurso individual devendo ser pautado em análise, estudo teórico e supervisão. Transmitimos a psicanálise embasada nas obras de Freud e Lacan.
Respeito às bases da psicanálise
Somos contrários a qualquer proposta de institucionalização/padronização da psicanálise, justamente por contradizer as bases que sustentam a sua transmissão - livre, pautada na vivência da análise e respeitando o tempo e a singularidade de cada um.
Rede EPC
A EPC é composta por psicanalistas de diferentes partes do Brasil, com longa trajetória na vivência e transmissão da psicanálise.

Equipe Gestora

Fabricio Tavares

Psicanalista. Professor Universitário. Docente dos cursos oferecidos pela EPC e dos espaços de Formação.

Ana Carina

Gestora Pedagógica. Psicopedagoga. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisinos/RS). Docente dos cursos oferecidos pela Escola.

Maiko Severgnini

Gestor Financeiro. Responsável pela análise de mercado, treinamento & desenvolvimento de pessoal.

Danielle Machado

Psicanalista. Gestora de Comunicação da EPC. Gestora de novos projetos e práticas pedagógicas. Produtora de conteúdo para redes sociais- instagram e youtube. Participação em diferentes espaços de transmissão da psicanálise.

Marcos Simões

Psicanalista. Gestor de novos projetos e práticas pedagógicas. Coordenador da Supervisão EPC. Gestor de conteúdo do canal do Youtube. Participação nos espaços de transmissão- espaços ao vivo, materiais gravados, estudos das obras de Freud, mentoria e suporte ao aluno – dentre outras atividades.

Fale Conosco

Fale com a equipe da EPC

    A Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) desenvolve suas atividades nas modalidades online e presencial em diferentes locais do Brasil. Em Curitiba/PR os momentos presenciais ocorrem mediante AGENDAMENTO – Avenida Cândido de Abreu, 381, Centro Cívico. A EPC está inscrita no CNPJ 26.193.325/0001-21 (GRUPO EDUCACIONAL DO BRASIL)