fbpx

Por que Perdoar?

Antes de tudo, vamos entender o que não é perdoar.

Perdoar não é esquecer, não é deixar de lado, fazer as pazes, voltar a conviver ou deixar de exigir justiça. Perdoar é reprogramar o evento e resinificar os sentimentos gerados pelo trauma que provocou o rompimento e ou o estremecimento das relações interpessoais. Essas ações não são tão simples como parecem, e por isso o perdão é tão mistificado e difícil de exercer.

Mas por que devemos perdoar? Para agradar o outro, encerrar uma briga, evitar conflitos, eximir alguém ou a si mesmo de uma culpa…Inúmeros são os motivos que nos levam a pensar no por que perdoar alguém que nos feriu. Muitas vezes esses motivos não são muito convincentes ou nós mesmos não estamos preparados para dar esse passo.

Tenho aqui para você uma razão singular para que o perdão seja exercitado com maior frequência e com o maior número de pessoas possível.

O perdão é libertador de bloqueios mentais. 

Quando nós conseguimos perdoar alguém, não só nos libertamos das amarras que o rancor e a mágoa nos trazem, como também nos beneficiamos com a capacidade de gerir nossas emoções no que tange nossos sentimentos de ira e de mágoa. 

Controlar a raiva e administrar as ações proveniente dela é um passo importante rumo ao autoconhecimento. Quanto mais nos conhecermos e entendermos nossas reações diante do que nos afeta, mais seremos capazes de possuir habilidades que nos levam a perdoar. 

Para a Psicanálise perdoar é um ato de amor.

Para quem se permitir uma imersão em si mesmo e nas suas emoções, o perdão deixa de ser um ato doloroso ou penoso e passa a ser uma ação benéfica, sobretudo para nós mesmos. E a psicanálise entra exatamente neste ponto, na gestão das emoções a partir do autoconhecimento. 

É olhando pra dentro que podemos ver lá fora! 

Parece ambíguo, mas não é. Todas as respostas estão em nós.

Faça análise, se ame mais, perdoe mais e viva melhor!

Danielle Machado – Psicanalista em Formação
Whatsapp (19) 9 8202 3870
Instagram: @psidanielle.machado

Fale Conosco