fbpx

O que preciso para ser Psicanalista?

O atual contexto tem demandado muito a presença de profissionais da área da saúde. Estima-se que já estamos vivendo uma nova pandemia- do sofrimento emocional, resultado deste período de isolamento e muitas perdas.

Precisamos de profissionais qualificados para trabalhar com tantas dores e sofrimentos. E o psicanalista é um dos que tem sido mais requisitado.

E O QUE PRECISO PARA ME TORNAR PSICANALISTA?

Antes de tudo, é importante lembrar que a psicanálise é uma dentre tantas abordagens utilizadas por profissionais no trabalho terapêutico. É essencial que aqueles que tenham interesse de ingressarem nesta área, que estejam envolvidos com os estudos teóricos, análises e, assim que estiverem atendendo, com a supervisão.

Uma FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE irá oferecer estes serviços. Porém, cuidado, são poucas as Instituições que oferecerem os três. Antes de contratar tenha a certeza de que todos os processos estejam inclusos. Sem eles, você não pode autorizar-se psicanalista.

Quem pode ser psicanalista? Todos aqueles que estão dispostos a conhecer mais de si mesmo, e contribuir para que o outro se conheça, também. Psicanálise não está atrelada à nenhuma formação acadêmica, nem apresenta requisitos mínimos. Ela é livre.

E quanto tempo leva um curso de Formação? Em média, entre 12 e 36 meses. Porém, sempre ressaltamos que a psicanálise é um percurso contínuo. Concluída a Formação, você deverá seguir em análise, assim como, aprofundando cada vez mais os conteúdos teóricos.

Então, desconfie em cursos “rápidos” e que prometem “certificados” “carteirinhas” ou qualquer outro benefício imediato. Ou ainda, que não possibilitam a vivência da análise ou supervisão. Poucos resultados terão, e mesmo que se queira, não conseguirão legitimar o processo analítico.

Ser psicanalista é muita responsabilidade! Você estará atuando com vidas, com dores, com traumas (suas e dos outros). Você estará intervindo junto do inconsciente – onde estão resguardados as maiores dores do analisando (e suas próprias). É necessário estar preparado.

Ser psicanalista é um processo fascinante. Um descobrir-se para poder proporcionar com que o outro se descubra.

Se este é o seu desejo, parabéns! Que seja um percurso repleto de imersão e muitas vivências!  

Fabricio Tavares- Psicanalista
Instagram e facebook: @fabriciotavarespsicanalista
(41) 999201774

Um comentário

  1. Célia Garcia

    Quero fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *