fbpx

O que faz um psicanalista?

Uma dúvida constante de quem tem interesse pela psicanálise é O que faz um psicanalista, numa sessão de análise?.

Em uma sessão de análise o que interessa ao psicanalista é tornar consciente tudo aquilo que o analisando mantém inconsciente. Talvez por proteção, receio ou medo, existem muitos conteúdos que são evitados e negados – e são justamente esses que geram os sintomas.

O psicanalista provoca, pontua e destaca justamente aquilo que o analisando resiste. E como saber que conteúdo é esse? “Qualquer coisa que sugira que o paciente está se esforçando para ser coerente” (FINK, 2017).

O profissional precisa estar atento para perceber tais detalhes – aquelas mudanças bruscas nas associações de pensamento, a censura, o descaso, o esquecimento, o chiste, dentre outros. Exatamente nesses pontos estão os conteúdos que verdadeiramente interessam para a análise. Toda tentativa de se manter “coerente” ao discurso enunciado, evidencia um movimento de evitar algo que, de alguma forma, percebe-se que é ameaçador.

O psicanalista é aquele que torna perceptível algo que até então era negado. Revela o que sempre esteve presente (esperando para ser visto), porém, que não é desvelado sem a sua ajuda.

E é justamente neste revelar que se inicia toda a mudança. 

Fabricio Tavares- Psicanalista
Instagram e facebook: @fabriciotavarespsicanalista
(41) 999201774

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *