fbpx

O Analisando Cético (mais comum do que se imagina)

Ele liga ou envia mensagens marcando uma consulta, mas sempre reluta em iniciar o tratamento. Quando conhece o analista julga-o incapaz de resolver os seus problemas e geralmente protela o início das sessões. É cheio de si e considera-se mais inteligente e capaz do que o psicanalista. Eis, portanto, uma primeira mensagem transferencial ao analista que, com sabedoria, conseguirá percorrer determinados caminhos e compreender as motivações do analisando. É uma das primeiras peças da associação, mesmo que as falas não tenham começado, afinal, a fuga (resistência) inicial é uma importante forma de transferência.

Protelar sessões; considerar-se melhor do que o analista; pensar ser mais inteligente e/ou imaginar que o seu problema ou dificuldade não serão resolvidas, são sinais de que os caminhos que precisa percorrer podem ser doídos ou traumáticos, e por isso vale-se desse mecanismo de defesa – que é subjulgar o seu analista, numa tentativa clara de explicar-se ou de encontrar uma justificativa para evitar ou fugir do divã.

Geralmente ele diz 

“entendo tudo o que você fala sobre mim, mas não encontro as respostas das quais preciso para saber como iniciar as mudanças dentro de mim”.

Paciência, técnica, intuição, experiência e empatia são algumas das ferramentas das quais o analista vale-se para ajudar a esse tipo de paciente. Com o tempo ele entenderá que tudo era coisa da cabeça dele (medos ou vergonha), passando a valorizar o papel do seu analista, mesmo não verbalizando isso.

Pacientes assim geralmente vivem dramas porque guardam segredos que provocam dor ou arrependimento ou sentimento de culpa e, obviamente isso incomoda, e falar abertamente à um estranho sugere-lhe vergonha frente ao analista, além do temor de ser julgado ou condenado ou advertido.

O paciente cético duvida no início, mas tem desejo enorme de acreditar para minimizar as suas dores internas.

Narcizo Pieroni – Psicanalista
WhatsApp: 15 9-9689.9469 (apenas via msg)
Instagram: @psicanaliselibertadoranp

Fale Conosco