fbpx

Forças que nos movem

Somos movidos por pulsões que fazem morada na parte mais profunda e escondida da nossa psique. Chamamos esse lugar de inconsciente (Ics). Ele é “escuro” e pouco conhecido pela nossa consciência (Cs).

Lá tudo tem uma energia extremamente forte e um desejo inquieto de tornar real (princípio do prazer) o que um dia foi impedido de acontecer ou de permanecer na consciência. Vale ressaltar aqui que o conteúdo enviado para este lugar, só o foi porque sua permanência na parte consciente traria uma dor insuportável, e por defesa, acabou sendo levado ao “esquecimento”. O nome desse conteúdo é conhecido por nós na psicanálise como conteúdo recalcado.

Nossas ações são, na sua maioria, motivadas por esses conteúdos. Sem nos darmos conta dessa interferência, decidimos seguir por caminhos que muitas vezes nos levam a erros repetidos e situações que nos desagradam e não conseguimos entender os “por quês” de tantas coisas darem errado para nós.

Muitas vezes buscamos (quando buscamos) as respostas nas coisas que estão na consciência, e sem achar a raiz da motivação, caímos em ciclos viciosos de erros.

A psicanálise vem com o propósito de investigar quais são esses conteúdos e trazer para a consciência – de forma que eles possam ser ressignificados, fazendo o indivíduo passar por uma catarse, ou seja, a liberação da energia psíquica que estava reprimida.

É preciso entender que as forças que nos movem vêm de um lugar que não acessamos assim tão facilmente. É chegada a hora de buscar quem pode te ajudar a chegar nesses conteúdos e dar uma virada na sua vida.

Faça análise. Procure um psicanalista.

Acesse agora mesmo a área de atendimentos (https://escoladepsicanalisedecuritiba.com/analise/) e agende a sua sessão! 

Danielle Machado – Psicanalista
Whatsapp (11) 96583 2029
Instagram: @psidanielle.machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *