Após a Formação, posso atuar como Psicanalista?

Precisamos ter claro que o percurso psicanalítico se dá a partir de espaços de transmissão. Conteúdo teórico, análise e supervisão são vivências fundamentais para quem deseja ser psicanalista. E elas podem ser experienciadas em Cursos de Formação, sim.

Digo “podem” porque existem cursos que não contemplam este tripé. Muitos deles não oferecem a análise individual, por exemplo. Então, é fundamental que o estudante/interessado, verifique esta questão, pois, paralelamente, terá que investir em análise (e quando estiver atendendo (ou até antes) – em supervisão).

É na medida em que você amplia os conteúdos teóricos, que está em análise e que conta com reflexões sobre a prática- através da supervisão, que pode, em determinado momento, sentir-se preparado para iniciar o trabalho enquanto psicanalista. Sem este tripé, eticamente, não se deve iniciar este trabalho tão sério, e que carece de muita vivência.

Respondendo a pergunta: SIM, APÓS CONCLUIR A FORMAÇÃO, VOCÊ PODE INICIAR A ATUAÇÃO COMO PSICANALISTA, desde que, tenha (ou esteja) vivenciando o estudo teórico, a análise e a supervisão.

Sem estes fatores, dificilmente a análise, de fato, acontece.

Cuidado no momento da escolha da Instituição e esteja preparado para um percurso repleto de descobertas, autoconhecimento e muita aprendizagem.

A Formação oferecida pela Escola de Psicanálise de Curitiba contempla o tripé – análise, estudo teórico e supervisão. E mais: além das sessões incluídas no valor da matrícula, oferece atendimentos por um valor social para aqueles que querem dar continuidade à análise/supervisão.

Conheça a nossa Formação: https://escoladepsicanalisedecuritiba.com/formacao-em-psicanalise/

Fabricio Tavares – Psicanalista
Instagram e facebook: @fabriciotavarespsicanalista